Fechar

%0 Journal Article
%4 sid.inpe.br/plutao/2015/06.01.12.55
%2 sid.inpe.br/plutao/2015/06.01.12.55.19
%@doi 10.4995/msel.2015.2338
%@issn 1988-3145
%F lattes: 3368137994024629 6 LimaSantosMiDéBaMeCa:2015:OpSoHy
%T HydroC - An open source hydrological library with educational purposes
%D 2015
%9 journal article
%A Lima Santos, Leonardo Bacelar,
%A Miranda, Tiago Nogueira Sá,
%A Décia Fratari, Jéssika Caroline,
%A Baldo Bacelar, Roberta,
%A Medina, Camila Beltrão,
%A Carvalho, Solon Venâncio de,
%@affiliation Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN)
%@affiliation Faculdade de Tecnologia (FATEC)
%@affiliation Faculdade de Tecnologia (FATEC)
%@affiliation Faculdade Anhanguera
%@affiliation Faculdade Anhanguera
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@electronicmailaddress leonardo.santos@cemaden.gov.br
%@electronicmailaddress tiago.n.miranda@gmail.com
%@electronicmailaddress
%@electronicmailaddress
%@electronicmailaddress
%@electronicmailaddress solon@lac.inpe.br
%B Modelling in Science Education and Learning
%V 8
%N 1
%P 35-43
%K Watersheds, open source software, natural disasters, Bacias hidrográficas, software livre, desastres naturais.
%X O objeto físico bacia hidrográfica é tão importante para o monitoramento hidrológico quanto o seu conceito é para a educação em desastres naturais. A biblioteca aberta HydroC promove a delimitação de bacias hidrográficas a partir de funções elativamente simples, desenvolvidas com fins educacionais. Um estudo de caso foi feito com alunos da disciplina de Introdução à Ciência da Computação de um curso de graduação em Engenharia Ambiental. A criação da HydroC e a disponibilização deste conteúdo em ambiente virtual, colaborativo, livre e gratuito, torna esta proposta uma estratégia metodológica alternativa de ensino e de aprendizagem democrática, que viabiliza o acesso de pessoas leigas e de potenciais formadores de opinião e conhecimento a um conteúdo de forte contexto social: desastres naturais. ABSTRACT: The physical object of watershed is so important for hydrological monitoring as their concept is for education in natural disasters. The open library HydroC promotes the delineation of watersheds from relatively simple functions, developed for educational purposes. A case study was done with students of Introduction to Computer Science with an undergraduate degree in Environmental Engineering. The creation of HydroC and its delivering in a collaborative, free and open platform make this proposal an interesting alternative education resource about natural disasters.
%@language pt


Fechar